Foto: Ronald Mendes (Especial/ Diário)
Candidatos ausentes em 2017 que tinham isenção terão que justificar falta para fazer a solicitação neste ano
Pela primeira vez, as solicitações de isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão registradas antes do período de inscrições e o período abre nesta segunda-feira. O cadastro para solicitar a isenção será aberto às 10h e se encerra às 23h59 do dia 11 de abril exclusivamente pelo site do Enem 2018. Já as inscrições serão de 7 a 18 de maio e a taxa será de R$ 82.
Inep divulga resultados do Encceja para o Ensino Fundamental
Para ter direito à isenção, o candidato deve estar matriculado no último ano do Ensino Médio na rede pública ou ter sido aprovado no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2017.
Também podem concorrer os candidatos que estudaram durante todo o Ensino Médio em escolas públicas ou foram bolsistas em instituições particulares com renda per capita abaixo de 1,5 salário mínimo. Os inscritos no Cadastro Único também podem solicitar o benefício por meio do Número de Inscrição Social (NIS).
A estudante e secretária Karolina da Rosa Rodrigues, 19 anos, vai tentar a isenção da taxa. Ela conta que ainda não se decidiu entre Psicologia ou Odontologia, mas tem a certeza que quer estudar na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Karolina concluiu o Ensino Médio em 2017 e fez o Enem, mas como era aluna de escola pública não pagou a taxa.
UFSM oferece curso de formação para ingresso na pós-graduação
Agora, Karolina vai tentar o exame mais uma vez e espera conseguir a isenção, pois conta que mora com a mãe, Marlene, 52 anos, que está desempregada, e o irmão, Leandro, 16 anos.
_ Pela renda salarial me encaixo e acho muito bom que eles ofereçam a possibilidade de não pagar a taxa porque tem muita gente que não tem condições. R$ 82 pode fazer falta para algumas famílias _ diz a estudante.
O diretor do Fóton Mais, Patrick Meneghetti, concorda que o valor da taxa pode ser considerado alto para alguns candidatos. Ele avalia que os critérios para o pedido de isenção visam dar equidade de acesso a prova e são alinhados aos critérios de seleção das universidades, como, por exemplo, as cotas para alunos de escolas públicas.
ATENÇÃO!
Saiba mais sobre as regras para isenção de taxa
- Como fazer o pedido - Por meio da página de isenção do Ministério da Educação, os candidatos que quiserem solicitar o benefício podem se cadastrar na sessão Isenção 2018. A senha gerada nesse cadastro será a mesma para a inscrição no Enem e para consultar o Cartão de Confirmação da Inscrição.
- Resultado - A resposta ao pedido de isenção será divulgada no dia 23 de abril. Quem for aprovado deve fazer em seguida a inscrição no Exame
- Recursos - Se o candidato não for contemplado, pode ingressar com recurso entre 23 e 29 de abril
- Sanções - Quem tiver o pedido de isenção aprovado e faltar nos dois dias de provas só vai conseguir nova isenção no Enem de 2019 se justificar a ausência
Fonte: MEC
AUSENTE EM 2017
Quem pediu isenção no Enem do ano passado e não compareceu às provas, deve justificar a ausência para fazer o pedido de não pagar a taxa de inscrição neste ano. A justificativa pode ser feita por meio de atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência. O prazo para justificar a ausência no Enem do ano passado é o mesmo da solicitação de isenção deste ano, de 2 a 11 de abril.
Escola João da Maia Braga está mais perto de ter caixa d'água nova
O participante que não apresentar justificativa de ausência no Enem 2017 ou tiver a justificativa reprovada após o recurso e desejar se inscrever no Enem 2018 deverá pagar o valor da taxa de inscrição. Mais informações sobre o Enem 2018 estão disponíveis neste site.